Translate

sexta-feira, 11 de março de 2022

Fuligem de E. E. Postali - por Daniel Barros

Fuligem de E. E. Postali – Literatura policial Um livro bom, gostoso e cativante. Os personagens nos conquistam desde o início. Temos vontade de conhecer o boteco em Porto Alegre e ir lá beber com eles. 
Evelyn E. Postali se destaca como uma das maiores escritoras, entre homens e mulheres, de literatura policial da atualidade. Com um enredo muito bem alinhavado não deixando nenhuma ponta solta, Fuligem (Editora Caligo- 2021) é construído pela autora de forma que possibilita ao leitor atento, vislumbrar e compor sua própria lista de suspeitos, diferente das narrativas de Agatha Christie em que não é dada essa oportunidade e, ao final, o assassino surge do inexplicável. Neste livro as pistas são postas ao nosso dispor. 
Mais uma vez Evelyn me surpreende, foge dos personagens clássicos e confere aos seus, um perfil humanizado. São policiais, jornalistas e pessoas comuns, que podem ser encontradas em qualquer lugar do  universo policial. Virtudes, defeitos e contradições corriqueiras de nossas vidas são neles encontradas. 
Por fim, Fuligem é apresentado a mim como um dos melhores ou o melhor livro policial que li nos últimos anos, o que me faz lembrar o mestre Leonardo Padura (escritor cubano) admirador confesso de Rubem Fonseca. Escreve com uma linguagem simples e direta na elaboração de tramas, porém ricas e sofisticadas do ponto de vista da ficção policial. Com certeza E.E.Postali terá lugar de honra na galeria de grandes escritores do gênero.

 
Daniel Barros
Escritor e professor da Escola Superior de Polícia Civil/DF

Um comentário:

  1. Gratidão pela leitura e análise, Daniel Barros. Partindo de você, um escritor super talentoso do gênero policial, sinto-me lisonjeada e orgulhosa. Gratidão! 🥰🙏🏻

    ResponderExcluir