Translate

terça-feira, 13 de março de 2018

Momentos - Júlio José Teixeira - Resenha Daniel Barros

Momentos - um romance vivido e escrito por um adolescente nos  anos 80


Júlio José Teixeira inicia sua carreira literária com um belo romance juvenil, mas que atingirá de cheio nos vivemos no momento descrito na obra. Em uma narrativa original, habitada nos anos 80, cada capítulo começa com descrições dos costumes da época (Momentos anos 80), para em seguida, citar um K7 com trechos de músicas como: Volta pra mim (Roupa Nova, 1987); Amor perfeito, (Rosana, 1987); Ciúme (Ultraje a Rigor, 1985); Um Dia de Domingo (Gal Costa & Tim Maia), entre outras.  Júlio nos remete a uma viagem no tempo, fazendo-nos redescobrir memórias guardadas. 

Um dia escrevi: Escrever bonito não é só... tem que tocar o leitor, comovê-lo, excitá-lo...fazê-lo parar para suspirar.  Teixeira atende de forma sublime a essa expectativa, não deixando ao leitor a possibilidade de não se emocionar e comover com sua narrativa. 
Em Momentos, Júlio conta a estória de Aline e Roberto, personagens que poderiam ser qualquer um de nós que vivemos a adolescência na década de 80, não há como não nos identificarmos com eles. Toda paixão juvenil, a descoberta da primeira pessoa a mexer com nosso coração, os olhares, as incertezas sobre ser correspondido, o entrelaçar das mãos, o primeiro beijo... surge então as inseguranças masculinas, “Apesar de tudo, havia uma coisa que eu no início, não entendia direito: dificilmente ela falava alguma coisa que me tocasse mais forte...”. Após a insegurança, a inconsequência e o erro... a reparação deste erro, torna-se tão maior que o próprio... enfim, um romance que além dos nos remeter aos anos dourados de nossas vidas, faz da obra um diário de todos nós.






Daniel Barros - escritor


Nenhum comentário:

Postar um comentário