Translate

domingo, 2 de abril de 2017

ALPONDRAS: GUIA PRÁTICO DA BELEZA - João Carlos Taveira

ALPONDRAS: GUIA PRÁTICO DA BELEZA


João Carlos Taveira*

O belo livro de poemas de Ático Vilas-Boas, intitulado Alpondras: travessia de Bucareste, bem que poderia ter por título o que nomeia esta pequena resenha: Alpondras: Guia Prático da Beleza. E sem nenhum exagero. Trata-se da coleção de poemas mais equilibrada que já vi e li, mesmo considerando os grandes nomes do nosso cânone literário. 
Prof.º Ático Vilas-Boas

Publicada pela Editora UFG, em 2005, a presente reunião de poemas sugere uma porção concentrada de beleza, tanto do ponto de vista gráfico, quanto pelo conteúdo lírico. O autor, no espaço delimitado de dois anos (1999 e 2000), criou e reuniu versos da mais alta significação artística e humana e os ilustrou com obras da genial Maria Guilhermina Gonçalves Fernandes.  

Escritos no período em que Ático Vilas-Boas encontrava-se em Bucareste, na Romênia, os poemas aqui apresentados permeiam uma trajetória que vai desde as primeiras impressões da infância até as ponderações lúcidas de um homem maduro que vive intensamente cada momento de sua vida tão rica de experiência e sabedoria. Seu olhar percuciente sobre os seres e as coisas torna-se, de repente, uma lente microscópica a vasculhar os escaninhos da alma humana, trazendo aos nossos sentidos um significado de puro encantamento e beleza. Mas esse testemunho transfigurado em poemas transcende o meramente literário e, em muitos momentos, atinge um elevado lavor artístico. 

Ático Vilas-Boas da Mota é um cidadão do mundo, conforme atesta seu currículo e vasta bibliografia. Homem viajado, professor emérito, estudioso das culturas humanas e escritor de escol, ele busca, na poesia, a perenização da beleza. Mas, na verdade, seu recanto mágico chama-se Macaúbas, terra em que vive e preside a Fundação Cultural Professor Mota, criada em homenagem à memória de seu pai. Ali, continua criando, dando forma às suas impressões de vida e, sobretudo, publicando livros que fazem o orgulho de todos os brasileiros, principalmente os que acreditam na força da literatura como fonte remodeladora da língua e dos costumes do homem.

Alpondras: travessia de Bucareste, por seu conteúdo extraordinário, há de ficar — para os amantes de poesia — como um manual de sensibilidade e depurado bom-gosto.


___________________________________________________________
*João Carlos Taveira, mineiro de Caratinga, mora em Brasília desde 1969. Tem vários livros publicados, entre os quais O Prisioneiro (1994), Aceitação do Branco (1991), Arquitetura do Homem (2005). Em 2012, o escritor Alan Viggiano escreveu e publicou A Fortuna Poética de João Carlos Taveira, livro em que traça a trajetória literária de Taveira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário