Translate

terça-feira, 30 de julho de 2019

Canto escuro - Por Raphael Prestes

https://www.editorapenalux.com.br/loja/canto-escuro
Como não se interessar de imediato por uma leitura carregada de um tema tão atual, como a corrupção de agentes públicos? ‘Canto Escuro’, obra do autor Daniel Barros, não deixa dúvidas de que a literatura nacional é representada por gênios. Escrevo minhas impressões sobre esse livro ainda com o coração comovido pelos sentimentos que as palavras dele me causaram. O início do livro começa quase que pelo final, me deixando completamente preso à narrativa (como curioso compulsivo que sou).
Um servidor público, chamado Paulo Henrique, lotado no setor de compras de um órgão governamental, se vê inconformado ao se deparar com um esquema de corrupção, que futuramente se mostrará muito maior do que se aparenta inicialmente. Procurando assim, as autoridades competentes para investigação do caso. Em paralelo, há um enfoque muito grande na vida pessoal de Paulo, que nem sempre apresenta o mesmo comportamento idôneo da vida pública, no que diz respeito aos seus relacionamentos amorosos. Essa obra me fez perceber o óbvio, somos todos seres humanos sujeitos a erros e acertos na vida. 
Alguns romances acontecem no decorrer do tempo com Paulo. Prostitutas que se encantam com seu jeito viril, mas ao mesmo tempo empático e sensível. Uma agente pública, noiva de outro homem, que se apaixona por seu lado romântico, declamador de poesias clássicas. E por fim, apaixona-se por Diana, mulher ciumenta e possessiva, já esboçando sinais de tal comportamento durante o namoro, mas relevados por Paulo, pois estava cansado de levar uma vida superficial, regada por muito álcool e sexo casual.
As investigações sobre o caso de corrupção denunciado se prolongam no tempo, e nesse ínterim, Paulo casa-se com Diana, com quem tem um filho. Mas o matrimônio idealizado por ele vai por água abaixo, à medida que o ciúmes de sua esposa só piora, sem contar o tratamento de indiferença da mulher com o próprio filho.
Quando um policial infiltrado na organização criminosa é morto, as coisas ficam tensas. O estresse causado pela situação é transmitida com intensidade pelo autor, como se vê no episódio quando Paulo está na copa da repartição pública, com lágrimas nos olhos, recebendo uma xícara de chá e um beijo na testa de uma senhora, responsável pela limpeza local.
No desfecho, quando os responsáveis são presos, a sensação de alívio e satisfação de dever cumprido nos invade. Talvez pelo que vivenciamos todos os dias ao ligar a televisão e abrir os sites de notícias, quando nos deparamos com tanta corrupção.
Paulo Henrique precisa lidar com situação que nos levam a uma reflexão profunda sobre a vida e os sentimentos que ela traz. A exemplo de quando ele decide se separar da mulher problemática, então esta abandona o filho, simplesmente deixando um bilhete na porta de casa. Horas mais tarde, enquanto comemorava o Êxito das investigações criminais, Paulo recebe a notícia de que Diana estava morta, vítima de um acidente.
Este livro é intenso, no sentido de que a cada página você se depara com um sentimento diferente, podendo ser o humor, raiva, tesão, inconformismo, tristeza, etc.; entretanto, nunca o tédio.

Raphael Prestes 

Obs: A publicação origianl foi feita no blog: https://rjprestes.blogspot.com/2019/05/minhas-impressoes-do-livro-canto-escuro.html, Infelizmente e não sei o motivo foi bloqueada no facebook, por isto republico aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário