Translate

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Circunvolucionando - Daniel Barros


Todos os bons livros se parecem: são mais reais do que se tivessem acontecido de verdade.
Ernest Hemingway

Foto: Daniel Barros
Circunvolucionando (edição do autor – 1ª edição 2014) nos apresenta Paulo Tadeu Poli.  Nascido em Cornélio Procópio, Paraná. Percorreu o mundo passando pela longínqua região do Norte do Brasil, radicou-se em Martinhos, litoral do Paraná.  Talvez, eu não possa afirmar com certeza, mas por influência de seu pai, um desbravador de terras em Cornélio Procópio e Campos Mourão, também no Paraná, tornando-se aviador e político, eleito deputado por três mandatos. A influência do Pai, levou o autor a se embrear num mundo de aventuras em regiões por ele desconhecidas como fez outrora seu genitor, e lá se tornar piloto de garimpo. Uma profissão inusitada para um Ginecologista obstetra.
Entretanto, essa experiência, levou Paulo a escrever esta bela estória. Que me deixou impressionado com a qualidade de sua obra. Paulo escreve com um profundo conhecimento dos temas abordados, sem se tornar piegas no exagero. Além de nos presentear com um vocabulário rico e prazerosa, característica que falta nos pseudoescritores que abundam no modismo dos romances “ROT” ou místicos da atualidade, pura literatura barata e comercial. Não, Paulo Tadeu Poli escreve com esmero e arte de um genuíno escritor.
Confesso-lhes que me surpreendi, já nas primeiras páginas, com o assassinato do avarento advogado doutor Ortellado, e temi que o autor não pudesse nos prender a atenção até o final. Lembrei-me, evidentemente, do clássico: CRÔNICAS DE UMA MORTE ANUNCIADA, do mestre Gabriel Garcia Marques. Onde o enredo principia pelo final, e, portanto, requer do escritor uma fabulosa habilidade em manter o ledor ainda interessado no desfecho final, ou melhor, inicial.
Paulo Tadeu Poli - Escritor
 Poli narra, na primeira pessoa, as memórias do velho Luigi, piloto da Regia Aeronáutica Italiana, nos tempos de Mussolini. Luigi compõe um esquadrão de caças incumbidos de bombardear a Espanha, em plena guerra civil, em auxílio ao fascista Francisco Franco. A mando de Hitler, Göring aproveita os bombardeios para provar a eficiências de seus aviões, assassinando milhares de espanhóis. Sim caro leitor, Luigi deu sua contribuição para que Pablo Picasso criasse sua obra prima: Guernica. É nesta viagem que nos leva o autor, desde a Espanha massacrada, a Europa à beira da Segunda Grande Guerra Mundial, passando por São Paulo, depois que o nosso anti-herói foge com espólios roubados e assassinato cometido, até navegar pelas águas claras do rio Tapajós e sobrevoar a imensidão dos céus do Brasil.
Digo-lhe; poderá o leitor médio, se perder no emaranhado da trama, se não se agarrar ao fio de Ariadne tecido pelo autor, se perderá nesse dédalo criado com mestria por Paulo Tadeu Poli.


Daniel Barros






Nenhum comentário:

Postar um comentário