Translate

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

MOSAICOS URBANOS - Michelle Paranhos

MOSAICOS URBANOS


Resenha: A Edição Comemorativa de Mosaicos Urbanos do autor Maurício R. B. Campos despertou minha atenção assim que visualizei a capa do livro pela primeira vez.
          Sem entrar em polêmicas literárias sobre o valor da capa para uma obra literária e se deve ou não julgar um livro pela capa, existe sim, a meu ver, exceções ao senso comum: a capa deverá ser entendida como parte integrante do texto, compondo uma introdução para o leitor, ao despertar-lhe o desejo de conhecer a trama pela beleza e capacidade de retratar a obra em questão, antes mesmo de que o leitor tenha a oportunidade de apropriar-se dos textos de contracapa(sinopse) ou orelhas. E é exatamente este caso aqui retratado.
           A composição do título e do jogo de cena é espetacular, criando uma familiaridade para o leitor com a perspectiva do autor.
         O fotógrafo enquadrou a imagem de tal forma que o ângulo originado permitiu ao leitor sentir-se parte da cena, olhando para cima e visualizando o céu entrecortado por um mosaico arquitetônico projetado pelos arranha-céus.
        Cada ponto de vista- personagens, leitor, narrador e autor- contam uma história diferente com detalhes e perspectivas únicas, e o todo desse mosaico só poderá ser compreendido ao olhar a cena por inteiro, na última palavra do último conto desta premiada compilação em que se comemora a terceira tradução desta obra.
        Em sua maioria os contos falam de descobertas: investigações policiais, encontros e desencontros amorosos e descoberta e aceitação de identidade.
        Em sua maioria, são contos premiados ou que receberam menções honrosas; logo se percebe a razão: cada palavra foi colocada pelo autor com precisão e sensibilidade no lugar devido.
     Gostei muito dos contos em que predominou o clima de suspense tendo o escritor de romances policiais de sucesso, Arturo de Oliveira, como protagonista; especialmente aquele em que contracenou com a investigadora Carolina Kress, adicionando-se como ingrediente a sedução não- declarada entre eles.
       Quero destacar dois contos, porém, que foram meus preferidos: O Palhaço e Origami; este último conto encerrando brilhantemente a compilação.
       O Palhaço fala da relação conflituosa entre pai e filha tendo como cenário a Folia de Reis.
      A trama de Origami desenrola-se através de três pontos de vista de uma mesma cena: os preparativos para uma festa japonesa onde será montada a barraca de origamis. Como se cada ponto de vista fosse uma dobra do papel, cada perspectiva revela trechos únicos da história, e o leitor só saberá o que realmente aconteceu ao dobrar a última parte do Tsuru ou passarinho da sorte japonês. O Apêndice conta para quem não conhece a lenda do Tsuru.
        Mosaicos Urbanos é um livro que faz jus aos títulos recebidos. Recomendo.
Compre o e-book (Amazon): http://amzn.to/2kNIRZb
Página do autor: www.mauriciorbcampos.com.br

Resenha de Michelle Paranhos, resenhista do Arca Literária e do blog Café Literatura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário